A Vigilância Sanitária Municipal, em atenção as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), orienta a população sobre a Interdição Cautelar de todas as pomadas capilares para modelar/trançar cabelos, constatado na Resolução – RE No 475 de 9 de janeiro de 2023.
As medidas estão relacionadas com episódios de intoxicação ocular como eventos adversos de forma grave, após o uso de pomadas para modelar e trançar cabelo, com registro de cegueira e danos à visão das pessoas afetadas. Aqueles que recentemente usaram esses produtos devem observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e comunique à Vigilância Sanitária do município.
A VISA municipal também cumprirá a determinação de inspecionar atacadistas, varejistas de cosméticos e salões de beleza para exigir dos estabelecimentos o cumprimento das determinações da Anvisa, no sentido de suspender a comercialização, distribuição fabricação e uso dos produtos, tendo a apreensão e/ou a interdição cautelar dos produtos, como medida preventiva.