Orientações sobre a febre maculosa – Prefeitura de Toritama

Orientações sobre a febre maculosa

Publicado em 19 de junho de 2023, por Eder Mateus | Categoria: Secretaria de Saúde | Secretaria de Saúde

Dados da ação

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que infecta principalmente carrapatos e que pode ser transmitida para as pessoas quando o carrapato pica a pessoa, podendo causar sintomas como febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, vermelhidão no local da picada e paralisia dos membros afetados, nos casos mais graves.

A febre maculosa, também chamada de doença do carrapato, é mais comum nos meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, no entanto para desenvolver a doença é necessário estar em contato com o carrapato por 6 a 10 horas para que seja possível haver transmissão da bactéria.

A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida da pessoa.

Os principais sintomas de febre maculosa são:

Manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Febre acima de 39ºC e calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Conjuntivite;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Insônia e dificuldade para descansar;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.


DESTAQUES



GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS