[su_expand more_text=”Mostrar mais ” less_text=”Mostrar menos ” height=”185″ link_color=”#077b5f” more_icon=”icon: graduation-cap” less_icon=”icon: edit”] A Prefeitura de Toritama teve a honra de Inaugurar três Escolas Públicas Municipais após um período de 32 anos sem investimentos em construção de novas unidades de ensino. A escola Laura Lopes Tavares da Silva, localizada no Bairro Deus é Fiel, a Escola Elisete Borba, localizada no Bairro Areal e a Escola Maria Gonsalves, Localizada no Bairro Izídio Tavares. As 3 novas instituições de ensino irão compor a Rede Municipal de Educação da Capital do Jeans.
Cada nova escola custou cerca de R$ 1.500.000,00, pagos com recursos do Município. Em uma área de aproximadamente 2.500 m², cada unidade de ensino foi erguida com moderno padrão arquitetônico e entregue com mobiliário completamente novo. São oito salas de aula, cozinha, refeitório, salas administrativas, almoxarifado e banheiros. A escola conta com um laboratório inovação, com dezenas de netbooks para uso individual dos alunos, espaços de recreação e lazer, como campinho de futebol, quadra, playground e jardim decorativo. As salas de aula foram equipadas com novas carteiras, três aparelhos de ar-condicionado por sala, lousa digital interativa e internet.
Para controle de frequência e segurança dos estudantes foi instalado um sistema de reconhecimento facial na entrada das escola. O instrumento estará conectado aos aparelhos celulares dos pais e responsáveis dos alunos e informará via SMS, o momento da entrada e da saída do estudante na unidade de ensino. além de fazer este trabalho de controle, o equipamento é integrado a um software, que oferta possibilidades de informatização escolar. A oferta de vagas nas escola é para estudantes das Modalidades da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nas últimas três décadas a população do município triplicou, e sem escolas suficientes, a qualidade da educação em Toritama ficou muito aquém do desejado. O reflexo disso pode ser visto na avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, onde Toritama ocupava o último lugar no Estado de Pernambuco. Nesse contexto, o objetivo da gestão é superar as dificuldades na educação, construindo escolas com alto nível de qualidade, tanto no que concerne à infraestrutura quanto no processo de ensino-aprendizagem.