Prefeito


PREFEITO DE TORITAMA 2017 – 2020 / 2021 – 2024

Prefeito Edilson Tavares de Lima

______________________________________________________

PERFIL DO PREFEITO EDILSON TAVARES DE LIMA

FAMÍLIA

Edilson Tavares de Lima é natural da cidade de Toritama – PE. Nasceu 1° de dezembro de 1970. É casado com Elaine Tavares, pai de três filhos e avô de uma neta. Edilson Tavares é Presbítero da Igreja Assembleia de Deus.

ATUAÇÃO NOS NEGÓCIOS

Edilson Tavares começou a trabalhar na década de 80, comercializando roupas jeans nas feiras da sulanca de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe.

No final da década de 80, Edilson empreendeu a Lavanderia Mamute, uma das primeiras lavanderias de roupas jeans da cidade de Toritama. Inovou ao aplicar tecnologias, através de parcerias firmadas com o Sebrae, empresas alemãs, dentre outras. Sendo a primeira lavanderia do Norte/Nordeste a utilizar um sistema de reaproveitamento da água utilizada para novas lavagens.

A lavanderia Mamute ganhou destaque no meio empresarial. Recebeu prêmios regionais e nacionais, no quesito da sustentabilidade ambiental. A empresa passou a ser referência para outros empreendimentos e alvo de pesquisas acadêmicas, chegando a receber excussões de empresários, universitários e até de estrangeiros.

ATUAÇÃO NO ASSOCIATIVISMO

Edilson Tavares é um fomentador do associativismo. Fundou a ACIT – Associação Comercial Industrial de Toritama, em 2001 e promoveu os melhores Festivais do Jeans de Toritama. Ele realizou várias palestras representando Toritama, contribuindo para disseminar a fama da cidade como, a “Capital do Jeans do Brasil”, em diversas capitais e outros países.

Edilson Tavares também prestou várias orientações e consultorias para a fundação de associações de moradores, de bairros e de radiodifusão comunitária.

Já como Prefeito, em 2017 foi eleito como titular do conselho fiscal da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco. Em 2021 chegou a assumir a Presidência do Coniape – Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteira, atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Coniape.

ATUAÇÃO COMO PRESIDENTE DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Após 2011, Edilson Tavares foi convidado pelo Governo do Estado de Pernambuco para ser o Presidente do NTC/PE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil de Confecções, uma Organização Social vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo é fomentar e promover inovações econômicas, de produtos, de design, de qualidade e de empreendedorismo, notavelmente presentes no Polo das Confecções do Agreste – PE.

 

ATUAÇÃO NA POLÍTICA

Campanha Eleitoral 2016

Resultado da eleição para prefeito, em 02 de outubro de 2016:

1º Edilson Tavares: 9.212 votos – 37,10%
2º Odon Ferreira: 7.850 votos – 31,62%
3º Lúcia Pereira: 7.765 votos – 31,28%

Campanha Eleitoral 2020

Resultado da eleição para prefeito, em 15 novembro de 2020:

1º Edilson Tavares: 14.451 votos – 57,02%
2º Arimatea de Carvalho: 9.838 votos – 38,82%
3º Andson Nunes: 951 votos – 3,75%
4º Gerson Benedito: 52 votos – 0,21%
5º Nelson Caetano: 50 votos – 0,20%

MANDATO DE PREFEITO 2017-2020

A partir de 2017, Edilson Tavares iniciou uma gestão que foi marcada pelo controle de gastos, principalmente com folha de pagamento dos servidores, na eficiência dos investimentos públicos em todas as áreas, captação de verbas e dando prioridade ao saneamento e pavimentação dos bairros periféricos. Com o início da pandemia de covid-19, foram necessários mudanças nos investimentos para a gestão da pandemia. Neste mandato, as principais obras e realizações do município foram:

  1. Desativação do Lixão Municipal;
  2. Construção de 04 novas escolas e ampliação de outras 05 escolas;
  3. Inauguração da primeira Creche Municipal;
  4. Construção do Campo de Futebol Municipal;
  5. Pavimentação da Estrada da Vila São Benedito;
  6. Construção da nova Feira do Jeans;
  7. Instalação do primeiro Hospital de Campanha contra o Covid-19 de Pernambuco;
  8. Pavimentação de 110 ruas.

MANDATO DE PREFEITO 2020-2024

Em 2020, O Prefeito Edilson Tavares iniciou o segundo mandato enfrentando as dificuldades e limitações impostas pela pandemia de covid-19. Entretanto, com as finanças em dia, o município dispunha de recursos para manter o ritmo de investimentos em obras e serviços. As principais obras realizadas até esta data foram:

  1. Construção da estrada do Sítio São João;
  2. Construção da AME Animal;
  3. Construção de mais 02 novas escolas municipais;
  4. Construção da Praça do Largo da Paz;
  5. Construção da Praça da rua Adalgiza Moura;
  6. Construção da UBS da Vila São Benedito;
  7. Asfaltamento de algumas das ruas do Centro de Toritama;
  8. Construção de 04 quadras poliesportivas e 14 salas de aulas;
  9. Aquisição de frota de caminhões coletores;
  10. Aquisição de veículos para a Patrulha Maria da Penha e TFD;
  11. Concessão emergencial de 4 mil cestas básicas para a população vulnerável.