Com apoio da Prefeitura de Toritama, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos participaram do II Seminário dos estudantes da EJA com compartilhamento de saberes e cultura do Agreste do Centro Norte, que aconteceu no dia 14 de novembro, na Fazenda Normandia, no município de Caruaru. O evento contou com a presença de teóricos, professores e alunos da EJA e fomentou discussões sobre a importância desta modalidade de ensino para o desenvolvimento de uma pedagogia libertadora, que valorize o diálogo, os saberes populares e o processo de emancipação dos sujeitos.
Na ocasião, houve apresentações culturais, Mesas de Diálogo e Rodas de Conversa. O estudante José Ednaldo Silva de Lima, da escola José Jota de Araújo, representou o Município participando de uma Mesa de Diálogo com o tema “A educação de Jovens e Adultos em movimento: o conhecimento como possibilidade”. Foi um momento muito enriquecedor para a formação do discente que pela primeira vez saía do lugar de “ouvindo” para ocupar lugar de destaque na Mesa. O mesmo aconteceu com o estudante José Inácio, da Escola Belmiro Gonçalves da Silva, que participou do Recital de Poesias, previsto na programação do evento e, brilhantemente, emocionou o público presente, socializando poesias de sua autoria.
Os professores e coordenadores da EJA que representaram a Capital do Jeans, por sua vez, mediaram umas das Rodas de Diálogo do evento, que tratou sobre o cultivo e o resgate das utopias da EJA. Além disso, ofereceram todo suporte necessários à participação dos alunos.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Toritama faz questão de apoiar a participação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino neste tipo de evento, considerando que propiciam o contato dos alunos com outros saberes, imprescindíveis à prática social destes sujeitos, que têm seu processo de aprendizagem potencializado.
Prefeitura de Toritama
Cuidar das pessoas é o nosso compromisso!