A manhã desta segunda (28) foi marcada por importantes anúncios na educação de Toritama. Durante o evento de retomada do ano letivo de 2025 da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Toritama apresentou uma série de projetos inovadores que visam valorizar os profissionais e impulsionar o aprendizado dos alunos.
Entre as novidades, um voucher de R$ 1.000,00 para todos os professores, secretários, coordenadores e diretores da rede municipal que participarão da 15ª Bienal do Livro, além de um voucher de R$ 500,00 para outras categorias como profissionais de apoio, auxiliares educacionais e cuidadores. Além do incentivo financeiro, serão garantidos também vale-refeição e transporte para os educadores durante o evento. Pensando na rotina dos docentes, todos os professores da rede municipal receberão uma impressora, facilitando a produção de atividades e exercícios didáticos.
No mesmo evento, a Prefeitura autorizou mais dois importantes projetos de lei. O primeiro autoriza o município a conceder apoio financeiro a alunos que participem e representem Toritama em eventos educacionais em outras cidades, incentivando o intercâmbio de conhecimento e o reconhecimento dos talentos locais. O segundo projeto de lei assinado foi o do “Programa Digital”, uma iniciativa que prevê a distribuição de Chromebooks para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de modernizar o processo de aprendizagem e facilitar o acesso à tecnologia.
Os novos investimentos chegam em um momento de destaque para a educação de Toritama. Recentemente, o município alcançou um marco significativo ao superar as metas de alfabetização estabelecidas em âmbito nacional e estadual. A cidade demonstrou um avanço notável no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, garantindo que mais crianças estejam plenamente alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, atingindo, inclusive, a meta estipulada para 2025 já no ano de 2024.