Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Toritama tiveram trabalho aprovado para ser apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, um dos maiores eventos de popularização da ciência do Brasil que conta com a contribuição de diversas entidades de fomento à pesquisa da sociedade civil, como Universidades Públicas e Instituição de Educação Básica, e com ações coordenadas pelo Governo Federal, Estados e Municípios. O evento, que este ano traz como tema:“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” , acontecerá em Pernambuco entre os dias 01 e 03 de outubro de 2019, no campus da Universidade Federal do estado (UFPE), na cidade do Recife.
Os estudantes que tiveram o trabalho selecionado para apresentação, Alan da Silva Santos, Mateus Natalício da Silva e Geovanna Letícia Gomes Silva, são da Escola Municipal Rui Barbosa e foram coordenados pelo professor de geografia Carlos de Oliveira Bispo, que inscreveu o trabalho da equipe no Edital de Seleção das propostas. O projeto, que será apresentado pela equipe no dia 03 de outubro, tem como título: Conservação do Solo: experimento com um simulador de erosão em uma escola pública de ensino fundamental” e traz uma reflexão acerca da importância da preservação do meio ambiente através de estratégias de desenvolvimento sustentável.
Conversamos com o professor Carlos, responsável por incentivar a participação dos alunos e por coordenar o trabalho, e ele nos relatou que “o desenvolvimento de um projeto como esse ressignifica o processo de ensino aprendizagem, no qual o aluno pode desenvolver suas habilidades e competências, partindo desde a produção do experimento (simulador de erosão) até a socialização dos resultados e experiências. A participação da equipe na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será, sem dúvidas, uma ocasião muito importante para divulgação do trabalho e propiciará trocas de experiências com outras equipes que estarão participando do evento”.
O educador se mostrou bastante entusiasmado pelo fato do trabalho constar no grupo dos 40 selecionados dentre centenas de outros projetos desenvolvidos por outras instituições de ensino e frisou que a equipe estará concorrendo à bolsas de iniciação científica, que poderá auxiliar na formação intelectual do grupo e consequentemente no aprimoramento desse projeto. Nessa esteira, agradeceu o apoio da equipe da Escola Rui Barbosa, em nome da gestora Andreia Moura, por não ter medido esforços para ajudá-los a desenvolver o trabalho.
Com muita satisfação, a Prefeitura de Toritama, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, subsidiará a participação dos estudantes no evento, bem como do professor coordenador, e se comprometerá ainda mais a incentivar o trabalho científico e tecnológico dentro das escolas municipais, para que a partir do despertar à curiosidade científica, muitos estudantes tornem-se, futuramente, profissionais aptos a apresentar soluções para o avanço científico e tecnológico de nossa região, quiçá do Brasil e do mundo.
Toritama melhora! Toritama Avança !
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Prefeitura de Toritama
Cuidar das pessoas é o nosso compromisso.