Solenidade marcou a histórica desativação do lixão de Toritama – Prefeitura de Toritama

Solenidade marcou a histórica desativação do lixão de Toritama

Tags: ,
Publicado em 22 de dezembro de 2017, por Marcos Junior Marcos | Categoria: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Após anos acumulando toneladas de lixo numa área no Sítio Mangas, às margens da BR-104 em Toritama, município localizado no Agreste pernambucano foi desativado o lixão de Toritama. O dia 21 de dezembro de 2017 entrou para a história de Toritama, quando em solenidade, na área do lixão, o Prefeito, Edilson Tavares, anunciou o fim do descarte de resíduos sólidos para a população presente além de autoridades de Toritama e de cidades vizinhas afetadas pela poluição, bem como dirigentes de órgão ambientais convidadas para o ato.

 

A desativação do lixão de Toritama significou o fim de vários transtornos como, incêndio, obstrução da BR-104 pela fumaça, exposição de toneladas de lixo a céu aberto, concentração de animais, sobretudo aves e infestação de moscas e ratos, além do fim das condições sub-humanas de trabalho, incluindo exploração do trabalho infantil e a possibilidade de contaminação dos cursos hídricos próximos ao Rio Capibaribe e também multas por crime ambiental contra os cofres município.

 

Todos estes impactos ambientais se estendiam por vários quilômetros ao redor do lixão e afetou moradias de seis áreas povoadas, dentre elas, os sítios: Mangas, Caldas, Santa Maria, São João, loteamento Serra do Costa, localidade nos limites de Toritama e também a Vila do Socorro, o distrito de Pão de Açúcar e residências as margens da BR-104 pertencentes ao município de Taquaritinga do Norte.

 

O lixão de Toritama recebia por mês de mil a duas mil toneladas de resíduos. A área do lixão mede aproximadamente 20 hectares. Após a desativação a prefeitura iniciou estudos e planejamento de como utilizar a área. O município analisou a viabilidade de tornar a área um parque ambiental ou mesmo um distrito industrial, intenções que, portanto foram inviabilizadas, haja vista os riscos proporcionados pela degradação do solo por décadas. Mas finalmente em 2022, o prefeito, Edilson Tavares definiu como prioridade transformar o espaço numa usina de geração de energia solar para Toritama.

 

Quanto aos catadores que trabalhavam no lixão, a Assistência Social Municipal cadastrou todas as famílias e as acolheram com programas sociais como, o Bolsa Família, fornecimento mensal de cestas básicas e acolhimento em cursos do Pronatec voltados especificamente para as atividades de confecções de roupas. O governo municipal também tem feito tratativas no sentido de apoiar os trabalhadores a formarem uma associação municipal de catadores.

 

Com a desativação do lixão, o prefeito cumpria a sua primeira promessa de campanha e também cumpriu com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos que determinou a erradicação dos lixões no Brasil.

Os resíduos descartados pela população de Toritama passarão a ser destinados a um aterro sanitário privado, localizado no sítio Lajedo do Cedro, na zona rural de Caruaru. Uma empresa devidamente licenciada pelos órgãos ambientais, como a CPRH e Agência Pernambucana de Recursos Hídricos.