Estudantes da Escola Municipal José Jota de Araújo representaram a Capital do Jeans na 24ª Feira Internacional Ciência Jovem, promovida pelo Espaço Ciência de Pernambuco. O evento aconteceu no Shopping RioMar em Recife, entre os dias 7 e 9 de novembro, e oportunizou que professores e estudantes do Brasil e do mundo compartilhassem pesquisas e projetos desenvolvidos em ambiente escolar, fomentando, assim, a cultura científica.
Os alunos do 9° ano Deyvson Leandro Barbosa e João Pedro Nascimento, sob orientação do professor de Ciências Helton Pablo Santos, submeteram ao evento um projeto na categoria Divulgação Científica, destinada a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Mediante seleção e aprovação do trabalho, intitulado “Germinação de sementes do tomateiro irrigado com efluente industrial tratado”, dentre centenas de inscritos, os discentes puderam apresentá-lo em um dos stands da feira.
O trabalho, além de socializar um experimento de reutilização de recursos hídricos tratados, provenientes de lavanderias, na agricultura, enseja uma reflexão acerca da importância deste tipo de alternativa para o desenvolvimento sustentável da região do semi-árido pernambucano que sofre, recorrentemente, com a escassez de água. A gestora da escola, a Sra. Irenilda Tavares, foi umas das incentivadoras do projeto e discorreu, em conversa com nossa equipe, que é muito importante que diretores escolares incentivem a participação dos estudantes neste tipo de evento que é, sempre, muito enriquecedor para o processo de aprendizagem dos alunos. Ela frisou que é o segundo ano consecutivo que alunos da escola participam da feira, o que é motivo de orgulho para todos que compõem a José Jota de Araújo.
Com muita satisfação, a Prefeitura de Toritama, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, subsidiou a participação dos estudantes no evento, bem como do professor orientador e da gestora da unidade de ensino, e se comprometeu a fazer um trabalho mais efetivo de incentivo a iniciação científica dentro das escolas a partir de 2019. A expectativa é que mais instituições escolares possam participar das edições da feira dos próximos anos e, assim, gerar nos alunos da Rede Municipal curiosidade científica, para que tornem-se, no futuro, profissionais aptos a apresentar soluções para o avanço científico e tecnológico da sociedade.
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Prefeitura de Toritama
Cuidar das pessoas é o nosso compromisso.