Crescimento no IDEPE em Toritama supera expectativas e é maior do que a soma dos últimos 3 anos – Prefeitura de Toritama

Crescimento no IDEPE em Toritama supera expectativas e é maior do que a soma dos últimos 3 anos

Publicado em 31 de julho de 2018, por Áureo Saturnium | Categoria: Secretaria de Educação
Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco (2018)

O resultado do compromisso com a Educação assumido pela Gestão do município de Toritama também já pode ser visto com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE)  do ano de 2017, no qual o crescimento do Município, em uma das modalidades, supera a soma dos últimos 3 anos e chega a 4,15.

Na avaliação das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas de Toritama, o Índice de 2017 apresentou crescimento de 0,46 em relação à 2016, superando o tímido crescimento que vinha ocorrendo no Município a partir de 2014, ano que apresentou crescimento de apenas  0,14 , seguido por aumento de 0,7 em 2015 e 0,14 em 2016. Assim, enquanto de 2013 a 2016 obteve-se crescimento de apenas 0,35 , só em 2017, primeiro ano da nova gestão municipal, o crescimento foi de o,46 , como visto. Este aumento, inclusive foi maior do que o apresentado pelo município de Quixaba que, este ano, obteve o maior Índice do estado, mas com um crescimento de apenas 0,25 em relação ao ano anterior.

No que se refere aos Anos Finais do Ensino Fundamental, os resultados também foram bastante satisfatórios para a Rede Municipal. A nota de 2017 chegou a 3,50, apresentando aumento de 0,35 em relação a 2016, ano no qual o aumento da nota havia sido de apenas 0,12 comparado à 2015.

O IDEPE mede, todos os anos, o rendimento escolar dos estudantes do Estado, levando em consideração os resultados da avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco), em Língua Portuguesa e Matemática, e o fluxo escolar. Desde que assumiu o comando da Capital do Jeans em 2017, o Prefeito Edilson Tavares propõe como meta de governo a elevação dos Índices das avaliações Sistêmicas da Educação, de âmbito federal e estadual, que subsidiam as políticas públicas na área educacional.  Seu objetivo é fortalecer o Sistema Municipal de Ensino, junto a sua Secretaria de Educação, e superar o histórico de baixos rendimentos que vêm sendo apresentado nas avaliações, na busca de colocar a Educação de Toritama entre as melhores do país.

A grande expectativa dos que compõem a Rede de Ensino de Toritama é pelo resultado da avaliação federal que apresentará os índices de todos os estados brasileiros, através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A espera pelo resultado é otimista e a população torce  para que os resultados sejam ainda melhores dos que os apresentados pelo Índice Estadual.

Estudantes da Escola Municipal Laura Lopes Tavares da Silva comemorando o resultado do IDEPE (Foto: André Felipe)

DESTAQUES



GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS