Toritama promove capacitação para profissionais de apoio a crianças com necessidades especiais – Prefeitura de Toritama

Toritama promove capacitação para profissionais de apoio a crianças com necessidades especiais

Publicado em 24 de agosto de 2018, por Áureo Saturnium | Categoria: Secretaria de Educação | Secretaria de Educação

Dados da ação

A prefeitura de Toritama, através de sua Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na busca de garantir uma Educação Inclusiva de qualidade para população do Município, promoveu em agosto deste ano de 2018 uma formação para os profissionais de apoio a crianças com necessidades especiais da Rede Municipal de Ensino, denominados Cuidadores. A ação formativa com tema “Cuidadores em Formação para o atendimento a estudantes da Educação Especial – o que é preciso saber” teve carga-horária de 08 horas e se  desenvolveu em dois encontros presenciais, nos dias 24 de maio e 08 de junho, nas escolas Municipais Laura Lopes Tavares da Silva e José Matias da Silva, respectivamente.

A capacitação objetivou promover a formação dos Cuidadores, levando em consideração as necessidades específicas do público de alunos por eles atendido nas escolas do Município. Profissionais altamente qualificadas e que desenvolvem trabalhos na área da Educação Inclusiva na cidade de Caruaru foram convidadas para conduzir a formação, que foi muito bem avaliada pelos profissionais  de apoio.

A demanda da população toritamense por práticas que promovam, verdadeiramente uma Educação Inclusiva têm aumentado a cada ano, com a chegada de novas crianças com transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais nas unidades municipais de ensino. Com isto, vários desafios vêm se colocando para estas instituições que necessitam, continuamente, se adaptar para lidar com as especificidades  destes alunos e desenvolver práticas educativas capazes de garantir seu desenvolvimento integral. Nessa esteira, a ação de capacitação dos Cuidadores têm importante relevância e apenas a primeira de outras que serão planejadas e desenvolvidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e apoio do Governo Municipal.

 


GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS