Secretaria de Educação realiza VI Fórum Municipal da EJA e participa do Fórum Regional – Prefeitura de Toritama

Secretaria de Educação realiza VI Fórum Municipal da EJA e participa do Fórum Regional

Publicado em 09 de agosto de 2018, por Áureo Saturnium | Categoria: Secretaria de Educação | Secretaria de Educação

Dados da ação

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia  de Toritama realizou em 24 Julho de 2018 o VI Fórum Municipal da EJA – Educação de Jovens e Adultos. O Fórum reuniu professores e alunos para discutir sobre as perspectivas políticas atuais acerca desta modalidade de ensino tão importante para população que não teve acesso à Educação Básica na idade apropriada.

O tema geral de discussão do encontro foi “EJA como espaço de resistência e afirmação de direitos: desafios e lutas no atual cenário político educacional brasileiro”. As discussões se deram a partir de subtemas, denominados Círculos de Cultura, mediados pela equipe da Secretaria de Educação e professores convidados. Dentre os temas dos círculos destacaram-se: “Os sujeitos da EJA e a Pedagogia do Oprimido nos dias atuais e “A essência da educação como prática da liberdade e transformação do mundo”, que suscitaram  importantes reflexões acerca do papel social dos sujeitos para transformação da realidade em que estão inseridos, através uma educação libertadora.

O encontro municipal aconteceu nas Escolas Municipais José Jota de Araújo e Rui Barbosa, contando com a presença de educadores e educandos destas instituições e da Escola Belmiro Gonçalves. A síntese dos assuntos abordados foi apresentada no Fórum Regional da EJA do Agreste Centro Norte, no qual Toritama foi representada  pelos colaboradores da Secretaria de Educação Aluísio Arruda,  coordenador municipal da modalidade de ensino,  e  Jozeilda Guirauria, coordenadora estadual, e também por uma representação estudantil, composta por 4 alunos. O encontro foi realizado no dia 27 de agosto, na cidade de Ibirajuda-PE.

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Prefeitura de Toritama
Cuidar das pessoas é o nosso compromisso.


GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS